2024 Sessão 4 da FBFI: Terça-feira, 11 de junho, 19h (Kristopher Schaal)

Mateus 4:1-11 - O Monte da Tentação

Boa noite. É realmente um privilégio estar falando com vocês esta noite. Eu ia começar fazendo piadas sobre a extensão do meu sermão para esta noite, mas o pobre Roland teve que lidar com todo o Sermão da Montanha, então acho que não tenho do que reclamar. Estou apenas grato por ter recebido duas horas para cobrir adequadamente este tópico.

Brincadeiras à parte, vamos direto ao assunto.

"Qual é a parte mais difícil da vida cristã?" Reserve 30 segundos para anotar sua resposta a essa pergunta em seu caderno da conferência. Procurei online por uma pesquisa que fizesse essa pergunta, mas não encontrei. Ficaria realmente curioso para saber quais seriam as respostas principais. Terminou de escrever? Quantos de vocês anotaram algo? Talvez alguns tenham dito "lutar contra o pecado". Não tenho certeza de quais outras respostas vocês poderiam ter pensado. Vou arriscar. Alguém escreveu isso? Eu diria que esperar em Deus é uma das coisas mais difíceis que somos chamados a fazer.

Abram suas Bíblias em Mateus 4:1-11. Intitulei meu sermão "Esperando em Deus no Deserto". Pastor, líder, você deve esperar em Deus por sua provisão, por seu reconhecimento e por sua promoção (Mat 4:1-11).

[Oração]

Em Mateus 3, Jesus é batizado, e Seu ministério público começa. O Pai fala do céu, e o Espírito desce sobre Cristo, simbolizando Sua dependência do Espírito para todo o Seu ministério terreno. Logo após Seu batismo, Jesus é levado ao deserto para enfrentar o diabo.

Este evento é de grande significado na vida de Cristo. Jesus teve que provar que Ele, o segundo Adão, teria sucesso onde Adão falhou, assegurando assim nossa posição justa Nele. No entanto, esta noite, quero olhar para esta história através da lente do que podemos aprender de Cristo sobre resistir à tentação.

Pastor, líder, em algum momento o Espírito também o levará ao deserto. O que é o deserto? O deserto é um lugar onde circunstâncias dolorosas se tornam o pano de fundo para tentações poderosas. Para Jesus, essas circunstâncias incluíam fome física, fraqueza, isolamento, exposição e dor.

Foi a vontade do Pai que Jesus jejuasse no deserto. A indicação é que Ele tinha água, mas não comida. Após quarenta dias, parece que Jesus começou a sentir "fome verdadeira", que é o aviso do corpo de que está prestes a começar a comer tecido muscular para se manter vivo. Simplesmente, Ele estava morrendo de fome. E então Satanás aparece com seus três melhores golpes.

Circunstâncias dolorosas muitas vezes se tornam uma janela para Satanás entrar em nossas mentes. Lesão física, seja em você, em seu cônjuge ou em um de seus filhos. Um diagnóstico de saúde devastador. Colapso financeiro. Uma traição chocante. A perda repentina de um ente querido. Um acidente de carro. Um incêndio em casa. Uma divisão na igreja. A morte de um sonho que você vinha nutrindo.

Outras vezes, o deserto não é um evento catastrófico. Em vez disso, é a acumulação de uma ocupação prolongada e insalubre. Insônia. Preocupações com filhos ou netos. Necessidades financeiras iminentes. Um carro ou uma casa que não para de quebrar. Ou dilemas estressantes de liderança. Esses tipos de pressões nos tornam suscetíveis à tentação. De repente, mentiras que você nunca sonharia em acreditar durante os bons momentos parecem fazer muito mais sentido. Você precisa ter cuidado!

Mas lembre-se também que Deus ordena o deserto. Irmãos e irmãs, quem levou Jesus ao deserto, de acordo com o versículo 1? Foi o Espírito. Deus não tentou Jesus, mas, como na vida de Jó, Ele permitiu que Satanás o tentasse.

Lembre-se, Deus e Satanás têm propósitos duplos na tentação. O propósito de Satanás era fazer Jesus pecar; o propósito de Deus era testá-Lo para provar que onde Adão, Israel e toda a humanidade haviam falhado, Cristo teria sucesso. Você diz: "Mas eu não quero ser testado!" Ah! Aí está o problema. A maior tentação que Cristo enfrentou no deserto foi tomar medidas pecaminosas para escapar do sofrimento. E essa é a tentação que também enfrentaremos.

Agora, para ser claro, não há nada de errado em tomar medidas legítimas para escapar do sofrimento. Não há troféus no céu para aqueles que são glutões de castigo. Mas vocês sabem do que estou falando quando digo que há momentos na vida em que Deus "o cerca" de forma que simplesmente não há como escapar da fornalha sem comprometer suas convicções. Essa foi a situação que Jesus enfrentou.

Agora, vamos considerar as tentações do diabo.

Tentação #1: "Transformar Pedras em Pão" (v. 3)

A mentira subjacente nesta tentação era "você não pode esperar pela provisão de Seu Pai". Claro, Jesus estava morrendo de fome, então a afirmação de Satanás soou verdadeira. Além disso, o diabo apelou para a posição de Cristo. Por que você, o Filho de Deus, de todas as pessoas, deveria morrer de fome no deserto? Você sabe, há uma maneira fácil de resolver isso."

Pastores e ministérios muitas vezes são tentados a não confiar em Deus com suas finanças. Eles cortam caminhos ou recorrem a prioridades não bíblicas para conseguir sobreviver quando deveriam apenas esperar em Deus. Talvez você esteja passando por um período de teste financeiro agora. Você está esperando em Deus para prover?

Por que teria sido pecado para Jesus transformar pedras em pão? Consigo pensar em duas razões. Primeiro, teria sido incompatível com a missão de Cristo de viver e sofrer como um homem. Hebreus 2:17 diz que Cristo teve que ser feito semelhante a Seus irmãos em todos os aspectos para "ser um misericordioso e fiel Sumo Sacerdote em relação a Deus, para fazer propiciação pelos pecados do povo".

Nunca nos é dito que Jesus realizou um milagre apenas para facilitar Sua vida. Fazê-lo teria anulado todo o propósito de Sua vinda. Todos os milagres foram realizados em submissão ao Seu Pai para o bem dos outros e para provar quem Ele era. Então, por mais inofensiva que essa tentação possa parecer à primeira vista, ela era verdadeiramente insidiosa.

A segunda razão pela qual teria sido pecaminoso para Cristo transformar pedras em pão é que teria traído uma falta de confiança em Seu Pai. O Pai estava prestes a deixar Jesus morrer de fome? E no final, veremos que o Pai providenciou para Seu Filho.

Como Jesus respondeu à primeira tentação (v. 4)? O que isso significa? Todas as citações de Cristo neste trecho são de Deuteronômio 6-8, o que é uma observação fascinante. Significa que devemos ver paralelos entre a tentação de Israel no deserto e a própria tentação de Cristo. (Claro, Israel passou quarenta anos no deserto; Cristo passou quarenta dias. Então há paralelos.)

A primeira citação de Cristo é de Deuteronômio 8:3, onde Moisés explica que Deus permitiu que Israel passasse fome, então os alimentou com maná para ensinar-lhes essa lição. Se Israel fosse permitido trabalhar por sua comida, eles começariam a confiar em si mesmos em vez do SENHOR. Mas Deus queria ensiná-los: "Vocês não precisam de comida; vocês precisam de Mim. E se vocês realmente dependem de Mim, também vão se apegar a cada palavra Minha".

Há tantas aplicações aqui. Nós odiamos a fraqueza, não é? Nós odiamos, odiamos, odiamos! Queremos ser fortes e independentes! O problema é que, por mais que nos enganemos, nunca somos independentes! Dependemos de Deus até para nossa própria respiração! E, por mais que insistamos em ser independentes, Deus insiste em nos fazer confiar Nele! Quem você acha que vai vencer essa batalha de vontades?

Às vezes, Deus envia a fome para nos ensinar a confiar Nele para nossa comida. Deus pode tirar seu emprego para ensiná-lo a confiar Nele por outro. Ele pode permitir fraqueza física em sua vida para ensiná-lo a confiar Nele por sua saúde. Ele pode permitir conflitos em sua igreja ou família para ensiná-lo a confiar Nele e não em suas próprias habilidades de pastoreio.

Você diz: "Eu confio em Deus." Então, o que você faz com Sua palavra? Na citação de Deuteronômio, Moisés ordena um novo foco: "O homem não viverá só de pão, mas de toda palavra que sai da boca de Deus".

Pastor, você pode se sentir carente de provisão física, mas Deus lhe deu algo muito mais valioso em abundância glutona. Pare de reclamar de sua fome física e se alimente de Sua palavra.

Eu gostaria de ter mais tempo para desenvolver este ponto, mas a meditação nas Escrituras era a arma mais importante de Cristo para vencer a tentação. Se você está no deserto agora, talvez deva desviar um pouco a atenção de resolver os problemas e priorizar um programa de memorização das Escrituras. A palavra de Deus é o que o levará adiante.

Isso nos leva à segunda tentação.

Tentação #2: "Pular de um Penhasco" (vv. 5-7).

Esta é a tentação mais difícil das três de entender. O versículo 5 nos diz que Satanás levou Jesus ao "pináculo do templo". Isso poderia ser realidade, poderia ser uma visão; deixo para você decidir. Mas o lugar que Mateus descreve provavelmente era algo assim. [Mostrar slide.]

Josefo diz sobre esse local:

"O desfiladeiro em si era tão profundo que ninguém suportaria se inclinar e olhar para baixo até o fundo de cima; mas acima dele também havia um pórtico imensamente alto, de modo que qualquer um que olhasse do topo de seu telhado, com as duas alturas combinadas, ficaria tonto ao olhar para as profundezas, sua visão sendo incapaz de alcançar o fundo de uma queda tão insondável."

(Esta citação é retirada de Flávio Josefo em R. T. France, O Evangelho de Mateus, O Novo Comentário Internacional sobre o Novo Testamento (Grand Rapids, MI: Wm. B. Eerdmans Publication Co., 2007).

Então Satanás leva Jesus lá e então cita as Escrituras. Lembre-se, Jesus acabara de terminar de citar as Escrituras. Então é como se Satanás dissesse para si mesmo: "Dois podem jogar esse jogo!" O diabo cita o Salmo 91:11-12. Não temos tempo para olhar lá esta noite, mas se você já ouviu alguém dizer que o diabo citou erroneamente as Escrituras, eles estão errados. Se o diabo citou erroneamente as Escrituras, então Jesus também o fez quando acrescentou a palavra "somente" ao texto do Antigo Testamento no versículo 10. O fato é que pequenas paráfrases das Escrituras são comuns no Novo Testamento. O ponto não é que o diabo citou erroneamente as Escrituras, é que ele as usou de maneira errada. Satanás usou o Salmo 91 para tentar Jesus a pecar. Não é alarmante que isso possa ser feito? Por isso é tão importante estudarmos a Bíblia no contexto.

Claro, Jesus refutou o diabo citando um versículo próprio para provar: "Isso não pode significar o que você diz que significa." Interpretamos as Escrituras com as Escrituras.

Mas uma das perguntas mais desafiadoras nesta seção é: "Por que Jesus queria pular de um penhasco?" Concordo com Carson que o pano de fundo desta tentação parece ser uma lenda que circulava naquela época de que quando o Messias viesse, Ele pularia do penhasco do templo e pousaria como uma pena nas rochas abaixo, provando a todos que Ele era de fato o Messias. Esse tipo de recepção poderia ter sido atraente para Jesus, que passou a maior parte de Sua vida ministerial servindo camponeses ingratos e sendo perpetuamente evitado pelas elites da nação. Satanás disse: "Você não pode esperar em Deus por reconhecimento."

Os pastores recebem mais ou menos reconhecimento do que o trabalhador médio? Não sei. O que sei é que os pastores muitas vezes se sentem subvalorizados. Muitas vezes somos tentados a comparar nossa situação com a de outros pastores, e a inveja pode começar a se infiltrar.

Uma tentação que tem se mostrado especialmente mortal para os pastores é o desejo de elogios das elites sociais. Devemos guardar cuidadosamente nossos corações. Quem se importa se você tem um diploma de uma instituição renomada, se tirou uma selfie com um pastor celebridade, ou se Tim Challies compartilhou seu post no blog? Isso é o que realmente importa? Jesus disse claramente a Seus discípulos para esperarem o ódio do mundo. Ele disse: "Se eles me perseguiram, também perseguirão vocês." Quando esquecemos disso?

Satanás disse a Jesus para manipular Deus para obter reconhecimento. "Apenas pule deste penhasco. Salmo 91 - Ele não terá outra escolha senão salvá-lo, e então todos lhe darão o respeito que você merece." Mas Cristo não aceitou. Em vez disso, Jesus escolheu se submeter à vontade de Deus, que incluía a rejeição de Seu povo. E Deus deu a Cristo um reconhecimento muito maior no final.

Tentação #3: "Coroa sem Cruz" (vv. 8-11)

Esta terceira tentação é muito mais fácil para nós identificarmos. Entendemos que Jesus foi prometido um reino terreno. Agora Satanás leva Jesus a um monte alto (observe a conexão com nosso tema) e essencialmente lhe diz: "Posso te dar tudo o que é seu por direito de nascimento sem toda a dor. Você não pode esperar em Deus por promoção."

Os pastores podem facilmente se tornar descontentes com suas posições. Talvez você ainda esteja esperando por seu primeiro pastorado sênior. Talvez você se sinta preso em uma pequena igreja rural. Talvez haja algum outro papel no ministério que você tenha em mente.

Jesus recusou a oferta de Satanás e decidiu pegar Sua cruz. Ele diz em Lucas 9:23: "Se alguém quer vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-Me." Ser discípulo de Jesus é pegar sua cruz! O mundo diz: "Por que você está carregando isso? Jogue para o lado! Há uma maneira muito mais fácil de garantir promoção!" Mas nós dizemos: "Não! Não posso fazer isso e ainda agradar ao meu Senhor